Sim, o fato é que vamos envelhecer, esse é o preço de estarmos vivos, rs…

O envelhecimento da pele é um processo natural e gradual, sendo importante conhecer como ele funciona, inclusive para identificar estratégias e práticas mais eficazes para preveni-lo.

A consciência de que não é possível interromper ou lutar contra o envelhecimento é fundamental, mas diversos hábitos e bons cuidados do dia a dia influenciam diretamente nos sinais da pele, principalmente no rosto.

Pensando na complexidade desse tema, vou explicar a seguir:

Como ocorre o envelhecimento da pele?

O envelhecimento da pele é resultado do estresse oxidativo causado pelos radicais livres, que causa o desgaste e morte das células do organismo sem que haja a reposição por novas.

O combate ao envelhecimento se dá, assim, principalmente pela ação antioxidante, que pode ser interna do organismo ou obtida externamente, como por meio da alimentação e dermocosméticos.

Mas mesmo com esses cuidados, o envelhecimento cutâneo não pode ser interrompido, sendo que ele ocorre em todas as camadas da pele.

Epiderme (Camada externa) – Apresenta um processo mais lento de renovação celular e é mais afetada pelo estresse oxidativo. Com a idade, ocorre uma diminuição na produção de lipídios dessa camada, deixando-a com mais tendência à aspereza e ressecamento. Apresentam nesta camada as rugas, manchas e vasos.

Derme (Camada intermediária) – O processo de envelhecimento que afeta essa camada começa ainda nos jovens, sendo que a partir dos 25 anos, há uma redução gradual do colágeno, que diminui cerca de 1% ao ano. Simultaneamente, ocorre a diminuição da elastina, comprometendo a estrutura e firmeza da pele.

Hipoderme (Camada mais profunda da pele) – As alterações mais perceptíveis nessa camada incluem a alteração na quantidade e tamanho das células  da camada adiposa. Essa redução provoca a perda de volume dos tecidos, resultando em problemas como flacidez e bochechas menos volumosas, além de comprometimento da capacidade de cicatrização dos tecidos.

Como prevenir o envelhecimento da pele?

Quando falamos em prevenção, não temos dúvida que o estilo e hábitos de vida são os primeiros fatores a influenciar na saúde da pele, pois englobam diferentes aspectos, como: dormir bem; alimentar-se de forma nutritiva; beber quantidade de água suficiente; reduzir o estresse; não fumar; o uso diário de protetor solar dentro e fora de casa e controlar o consumo de bebidas alcóolicas.

A adoção desses hábitos, no longo prazo, faz diferença tanto na saúde, reduzindo a ocorrência de várias patologias, como contribui retardando os efeitos do envelhecimento facial.

Com tantas condições associadas ao envelhecimento da pele, é importante saber que tais sinais podem ser prevenidos com altas taxas de sucesso hoje em dia, graças a ciência somada a tecnologia avançada.

Para as manchas, os vasos e a melhora da textura da pele utilizamos tratamentos com laser, em caso de flacidez e ganho de firmeza da pele indicamos a radiofrequência, ultrassom micro e macrofocado, podendo ser associado aos bioestimuladores de colágeno, para um resultado ainda mais eficaz.

Consulte sempre um dermatologista da sua confiança, cada caso é individual e tem suas próprias necessidades.

Fico sempre à disposição para qualquer eventual dúvida.