A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele cujos sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão, descamação e pele oleosa, é também conhecida como caspa, psoríase seborreica ou eczema seborreico. Ela afeta principalmente as áreas da pele ricas em glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, os lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras, sobrancelhas e peito, causando sintomas como vermelhidão, manchas, coceira, escamas brancas na pele, que se desprendem (caspa), escamas amarelas oleosas que podem causar ardor e vermelhidão na área afetada, oleosidade na pele e no couro cabeludo e possível queda de cabelo.
Embora as causas sejam ainda pouco claras, acredita-se que envolvam uma série de fatores genéticos e ambientais. Pode ter também motivos externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode desencadear a dermatite.
Alguns tratamentos e cuidados podem diminuir seu reaparecimento, e quando bem controlada, praticamente não provoca desconforto ao paciente. O acompanhamento médico normalmente é feito com um Dermatologista. Exame clínico na localização das lesões, considerando o relato do paciente ou exames como: micológico, biópsia e teste de contato para descartar outras patologias.
É aconselhável algumas medidas e orientações como: lavar com shampoos anticaspas, loções capilares entre outros tratamentos. Sempre com acompanhamento do seu dermatologista
A condição pode causar problemas de socialização e baixa autoestima, o que é muito ruim no fator psicológico do paciente.
Apesar de crônica, a dermatite tem tratamento, com melhora dos sintomas e qualidade de vida!
Fique atento a qualquer sinal e procure um dermatologista para uma avaliação.