Hoje em dia, é praticamente impossível que uma adolescente, que já nasceu em um mundo digital, escape da necessidade de usar filtros ou editar fotos e vídeos para modificar sua aparência. O problema é quando isso se torna uma regra. É aí que a imagem que se tem de si mesma pode iniciar um processo de distorção e buscar a comparação, muitas vezes em padrões inatingíveis de beleza, quase sempre resulta em frustração. E, aos poucos, vamos minando nosso amor próprio.
Aceitar nossas formas com mais carinho e enxergar a beleza que existe em nós melhora a autoestima e nos permite aproveitar a vida com mais alegria.
Existem coisinhas em nós que podem sim nos incomodar e que, quando amenizadas ou tratadas, nos fazem um bem imenso. Mas lembre-se: para tudo na vida, o equilíbrio é algo que só faz bem. E isso também se aplica a mudanças na aparência. É preciso que sejamos incentivados, desde cedo, a reconhecer e valorizar nossas características. Um profissional sério saberá respeitar o que te torna única e ressaltar sua beleza de forma natural!
O uso excessivo de redes sociais, em especial as plataformas de fotos e vídeos, pode contribuir para que jovens (e até adultos!) desenvolvam distúrbios sobre a autoimagem e imagem corporal. Por isso, se você tem sentido dificuldade em se aceitar e se apreciar, procure ajuda profissional.
Valorizar e respeitar as diferentes belezas sem estereótipos nos ajuda a conquistar a autoconfiança para viver de uma forma leve conosco e com o mundo.
É parte fundamental desta jornada chamada ‘vida’ estarmos em paz com quem somos!