O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, no entanto é possível também haver o aparecimento de manchas escuras em outras partes do corpo, como por exemplo braços ou pescoço.

O melasma é mais frequente em mulheres, principalmente durante a gravidez devido às alterações hormonais, como mudança nos níveis de estrogênio nas mulheres e diminuição dos níveis de testosterona, predisposição genética e, principalmente, exposição frequente ou prolongada à luz ultravioleta ou visível, no caso de computadores e celulares, por exemplo.

Tipos de Melasma:

  • Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
  • Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
  • Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece. As manchas não coçam, doem ou ardem.

O tratamento para o melasma deve ser orientado pelo dermatologista de acordo com as características das manchas, local em que aparecem. Assim, o tratamento tem como objetivo clarear as manchas e diminuir a produção de melanina, que é um pigmento responsável por dar cor à pele.

Para isso, o médico pode indicar o uso de remédios em forma de cremes que devem ser aplicadas sobre as manchas para ajudar a clarear, ou recomendar a realização de procedimentos estéticos como peeling químico ou dermoabrasão, que também ajudam a clarear o melasma.

A palavra laser, inevitavelmente, remete à noção de tecnologia de ponta. E não é por acaso. A imagem de feixes de luz com capacidades altamente transformadoras habita o imaginário com referências a tratamentos de última geração, resultados grandiosos e alta performance. É um segmento que se renova a cada temporada e tem apresentado soluções ao melasma de maneira cada vez mais assertiva. É o caso, por exemplo dos lasers como o ND-Yag Q Switched, que são super eficazes no tratamento do melasma.

É importante manter uma dieta saudável, evitar o excesso de açúcar e passar protetor solar diariamente.