Inverno, hora de honrar e reverenciar a natureza e todos os seus sagrados ciclos.
O Inverno é este tempo de preparar o terreno para a Primavera, para um novo florir. Vamos cuidar deste órgão com uma atenção especial…
No inverno, diversas doenças podem ser provocadas ou agravadas pelo frio: Gripes, sinusites, otites, rinites e asma são frequentes nesta época do ano. A pele por sua vez, também apresenta alterações. Ressecamento, prurido e piora das manifestações atópicas, podem aparecer neste momento.
As mudanças dos hábitos de higiene, como por exemplo a prática de banhos quentes, repetidos e demorados colaboram para um maior ressecamento da pele. Especialmente as pessoas que já apresentam pele seca, sofrem ainda mais nestas condições. Sendo assim, o cuidado principal durante o inverno, refere-se à hidratação da pele e das mucosas. Com o frio, mucosa labial pode apresentar ressecamento, fissuras, e até sangramento.
Frio não é sinônimo de umidade. Bora hidratar…
Para evitar esses sintomas, é preciso investir em alguns cuidados com a pele no inverno, como hidratações mais profundas e uma alimentação mais saudável. Confira a seguir alguns cuidados essenciais para a época mais fria do ano:
- Invista bastante na hidratação corporal
Para combater o ressecamento, é fundamental hidratar a pele profundamente e mantê-la sempre hidratada. Para isso, faça uso diário de óleos e cremes hidratantes. Principalmente nas extremidades do corpo.
- Evite banhos muito quentes
No inverno, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a tomar banhos com a temperatura da água mais elevada. Mas isso pode ser prejudicial para a pele, uma vez que a camada natural de gordura da derme é retirada pela alta temperatura da água. Portanto, evite banhos muito quentes e longos.
- Use protetor solar
O protetor solar precisa ser um aliado constante para a saúde da sua pele. Mesmo que a radiação UVB seja menos intensa no inverno, ainda temos a presença dos raios UVA, que aceleram o envelhecimento da pele e contam com a mesma intensidade o ano todo, faço sol ou chuva. Portanto, utilize o filtro solar diariamente, até em dias nublados. É recomendado, portanto, o uso de FPS de no mínimo 30 para o corpo e no mínimo 50 para a pele do rosto.
- Alimente-se bem
A alimentação tem grande influência no aspecto e na beleza da pele, por isso, é importante que a sua alimentação seja saudável e rica em nutrientes e vitaminas.
Seguem alguns alimentos aconselháveis para a pele no inverno:
- Fontes de vitamina C: laranja, morango, limão, entre outros alimentos ricos nesse nutriente ajudam a manter a hidratação da pele;
- Vitamina E: encontrados em oleaginosas, como castanhas e nozes, ajudam na conservação da qualidade da pele;
- Soja: é um alimento rico em isoflavonas, nutriente que ajuda a evitar o ressecamento e ainda contribui para melhorar a elasticidade da pele.
Cuide-se com amor em todas as estações do ano e aproveite o inverno!