É provável que você tenha percebido alguma alteração na sua pele depois que entrou na menopausa.

Nesta etapa da vida a mulher passa por transformações inevitáveis. Além das mudanças que acontecem internamente, a pele também sofre alterações. Além da perda de tônus, que reflete no surgimento de rugas, flacidez e linhas de expressão no rosto e pescoço, a região também pode ficar mais oleosa ou seca, podendo levar a prurido intenso e até uma leve descamação, por conta da falta de hidratação.

O reflexo desse cenário é o aumento da flacidez, perda da elasticidade, e uma pele mais fina com maior propensão a rugas.

Durante a menopausa, a mulher também passa por uma redução significativa de massa muscular e óssea. E para garantir o bom funcionamento do organismo e a redução desses sintomas, é importante adotar uma boa alimentação. Sendo assim, aposte em ingredientes ricos em cálcio, soja, antioxidantes e aumente o consumo de água. Esse também é o momento de abrir mão dos maus hábitos, como a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sal, açúcares e gordura, que causam uma série de malefícios para o corpo – desde inchaço, aumento do colesterol ruim e de triglicerídeos no organismo.

Embora essa fase seja fatídica na vida da mulher, é possível manter a pele preservada reforçando alguns cuidados – como, por exemplo, o uso diário do filtro solar. Como a radiação é um grande fator no processo de envelhecimento, o ideal é aplicar protetor solar com FPS acima de 30, no mínimo, 30 minutos antes de se expor ao sol e que deve ser reaplicado durante o dia, mesmo dentro de casa. Outro gesto indispensável é a hidratação cutânea, principalmente do rosto, para evitar o ressecamento. Para garantir uma pele saudável nessa época, aposte em dermocosméticos com propriedades antioxidantes e que estimulem a produção de colágeno.

Por isso para você que ainda não está nessa fase, é bom se prevenir e ir se cuidando desde agora. E para quem já está, continuar com os cuidados e procurar sempre a orientação do seu médico de confiança.