Sabia que a pele masculina é mais espessa e oleosa que a feminina? Além disso, ela sofre agressões durante a barbeação. Tudo isso faz com que ela seja singular e exija cuidados diferentes dos da pele da mulher.

Até a adolescência, meninos e meninas apresentam condições bem parecidas de pele. Porém, na puberdade, a chegada dos hormônios sexuais muda tudo.  A clara variação entre os sexos é resultado da ação hormonal, em conjunto com nossas características genéticas. Dessa maneira, nossa biologia desempenha um papel importante na construção das particularidades de cada corpo e, consequentemente, de cada pele.

Com mais testosterona, a pele do homem adquire características próprias que vão acompanhá-la por toda a vida adulta, ela tem uma composição mais densa e espessa. Isso também traz um aspecto mais áspero, resultado de uma concentração maior de queratina na pele, o que também explica um maior volume – e espessura – de pelos no rosto.

Nos homens, a produção de gordura pelas glândulas sebáceas é duas vezes maior do que na pele feminina. É por isso que, no rosto, os tipos de pele masculina mais comuns são a oleosa e a mista.

Um outro fator é a “agressão” diária que ela sofre, embora a barba esteja em alta, para muitos homens o ato de se barbear continua sendo parte da rotina diária.

Isso significa que a pele sofre uma agressão mecânica frequente, que remove não somente os pelos, mas também deixa microfissuras na camada cutânea mais externa, a epiderme.

E quais seriam os cuidados especiais para a pele do homem?

Como a pele feminina, a masculina também precisa do básico: limpeza, hidratação e proteção.

Lavar o rosto de manhã e de noite, com sabonete que respeite o pH da pele e com água morna garante que o excesso de resíduos e sebo sejam removidos.

A hidratação, recomendada sempre após a lavagem do rosto e do banho, é essencial mesmo para a pele do homem, já mais oleosa que a da mulher. Ela que garante a saúde do microbioma da pele e a manutenção do manto hidrolipídico, a barreira de proteção cutânea que todos nós temos.

Por fim, o protetor solar é indispensável para homens e mulheres pois previne o câncer de pele o envelhecimento precoce da pele.

A rotina de skincare masculina ainda pode ter mais um passo: a esfoliação, que vai colaborar para a diminuição da foliculite causada pelo ato de barbear.