Eu digo e repito sempre…

Ninguém é como você e esse é o seu maior poder.

Este ano, venho recebendo muitas perguntas sobre o vitiligo depois da estreia do Big Brother Brasil, devido à participante Natália Deotado, modelo e designer de unhas de 22 anos que está participando do programa. Ela convive com isso desde os 9 anos de idade, quando começou a aparecer as primeiras manchas.

Vou falar aqui um pouco mais sobre esse assunto.

É extremamente importante deixar claro que o Vitiligo NÃO É CONTAGIOSO e é caracterizado pela despigmentação da pele causado pela diminuição ou falta de melanina. Sabemos que é uma doença genética, mas a manifestação depende de outros fatores que damos o nome de gatilhos ou causas, situações de estresse emocional é um importante fator desencadeante.

O vitiligo afeta 1% a 2% da população mundial e 0.5% dos brasileiros segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As lesões do vitiligo podem estar presentes em todas as idades, porém geralmente ocorre mais em indivíduos entre 10 e 30 anos de idade, podendo estar ligado à hereditariedade. Além disso, 30% dos pacientes têm familiares com a mesma condição.

A doença é caracterizada pelo desenvolvimento de manchas branco-nacaradas, com tendência a aumentar de tamanho, e pode acometer qualquer fototipo de pele, destacando-se na pele negra. As áreas afetadas não apresentam incômodo ou dores.

O vitiligo não tem cura, mas há tratamento para estabilizar o quadro das regiões afetadas. Informe-se e busque ajuda de um profissional especializado para obter um diagnóstico e o tratamento ideal.

Deseja conhecer mais sobre esse e outros tratamentos? Entre em contato e agende uma consulta. Será um prazer atender você!